terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Seu reinado tem sido nobre ou pobre?

Vou me vingar da maneira mais cruel que você pode imaginar: vou deixar para lá. - John Steinbeck


"E disse a Davi: Tu és mais justo do que eu, pois me devolveste o bem, e eu te devolvi o mal. Tu mostraste hoje que fizeste o bem para comigo; apesar de o SENHOR ter me entregado em tuas mãos, não me mataste. Quem, ao encontrar o inimigo, o deixaria seguir o seu caminho? O SENHOR te recompense pelo que me fizeste hoje. Agora sei que certamente reinarás, e o reino de Israel se firmará sob teu comando." I Samuel 24.17-20

Davi estava sendo perseguido por Saul, até então rei de Israel, que queria matá-lo por não aceitar que Davi havia sido ungido por Deus para reinar em seu lugar.
Saul perdeu o reinado porque desobedeceu a Deus, por isso se fez inimigo de Davi ao descobrir que este seria o novo rei de Israel. Era mais fácil tentar eliminar o outro do que assumir a si mesmo que havia fracassado quando errou em não acatar a ordem de Deus.
Transferir responsabilidades definitivamente não é uma decisão assertiva, mas Saul estava cego de ódio ao ponto de não enxergar o óbvio. Isso é o que o desejo de vingança, raiva mal direcionada, inveja, orgulho, ódio fazem com o ser humano: fazem com que ele destrua a si mesmo.

"Mas o nobre projeta coisas nobres e na sua nobreza perseverará." Isaías 32.8

Saul foi um rei com atitudes de um ignorante plebeu. Davi, mesmo antes de assumir seu reinado já reinava pela nobreza de seu caráter. Se fez um escolhido de Deus pelo que havia em seu coração. Errou, como qualquer ser humano, mas foi humilde para arcar com as consequências por seus maus atos. Se arrependeu e aprendeu. Davi reinou de forma nobre.

O amor é nobre. A gratidão é nobre. A humildade é nobre. A empatia é nobre. Pobre mesmo é quem nutre dentro de si sentimentos mesquinhos que contaminam e corroem o coração daqueles que os sustém. - by Alê Barros

Examine o que você tem espalhado.
Enquanto há vida, há esperança de mudança de atitude. Hoje nós temos a oportunidade de rever nossos conceitos, as sementes que temos plantado ao longo de nossa caminhada.
A vida é muito curta para que a gente perca tempo, desperdice energia com o que já se foi. Podemos mudar o agora. Como reagiremos daqui em diante.
O que você tem alimentado em seu coração? Quais sentimentos têm prevalecido dentro de você? Suas ações expressam isso. Será que vale a pena sustentar ideias e planos que corrompem e destroem seu ser?

Para hoje: identifique as raízes que te aprisionam e te tornam uma pessoa que você sabe que não é. Elimine-as antes que elas detonem seu reinado, sim, você é o rei de sua vida. Busque ajuda, se necessário. Mas, liberte-se! Você pode. Reine sobre si mesmo.
Proteja seu coração e sua mente. 
Liberar perdão não muda o que aconteceu, mas te torna livre, traz paz e alívio à tua alma, te torna nobre. Não carregue peso morto. O que passou, passou. 
Não perca a oportunidade de desfrutar da beleza e simplicidade do momento por estar preso a algo que não te traz vida. Quebre as correntes, solte as algemas. Seja livre! Seja humilde!

"O vosso orgulho não é bom. Não sabeis que um pouco de fermento faz com que toda a massa fique fermentada? Removei o fermento velho, para que sejais massa nova sem fermento, assim como, de fato, sois. Porque cristo, nosso cordeiro da Páscoa, já foi sacrificado. Portanto, celebremos a festa, não com fermento velho, nem com fermento da maldade e da corrupção, mas com os pães sem fermento da sinceridade e da verdade." I Coríntios 5.6-8

Ser verdadeiro consigo mesmo é o primeiro passo para a transformação.
Para alcançar o novo necessitamos desapegar do que é velho: o velho homem, a velha criatura, os velhos hábitos. Supere-se!
De que vale ao homem consquistar o mundo e perder a sua alma? O nobre vence a si mesmo porque valoriza o eterno. Reflita! 😉

Se você quer ago novo, você precisa parar de fazer o que é velho. - Peter Drucker

Nenhum comentário:

Postar um comentário