quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

O valor da verdadeira tristeza


"Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte." 
2 Coríntios 7.10

Tudo o que vem de Deus é sublime, excelso e glorioso...Que honra e tão grande amor do Pai para conosco, seres imensamente pecadores.
Deus é bom! Tudo o que ele faz é bom, perfeito e para o nosso bem.
Observe a diferença entre as coisas passageiras, deste mundo terreno e as celestiais:


A paz que você obtém no mundo ao resolver uma situação de conflito logo passa, pois vêm outros problemas e você se vê novamente inquieto. Ela não subsiste em meio às adversidades. Já a paz que vem do trono do Altíssimo, ah que paz! - Jesus disse: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não à maneira que o mundo vos dá." (João 14.27). Esta paz não depende das circunstâncias. Quem a tem, ainda que esteja atravessando as piores dificuldades, não a perde. Porque há certeza de que por trás da tempestade encontra-se um belíssimo arco-íris.

A alegria que o mundo dá é falsa. Muitos riem com os lábios, mas por dentro há pesar e muito sofrimento. "Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos...perto está o Senhor." (Filipenses 4.4). A alegria vinda de Deus é permanente. Ainda que a gente chore, nossa alma se alegra pela Sua Salvação.

A justiça dos homens é falha e absurdamente injusta. Não é o que assistimos diariamente nos noticiários? Deus é o Justo Juiz. O que você plantar, certamente colherá. Ele não tarda e nem falha, mas age na hora certa, ainda que pareça demorado.

A tristeza que o mundo dá causa desespero, ansiedades, dúvidas porque é cheia de morte e grande pesar. É acompanhada de culpa, remorso, acusações. Mas a tristeza que Deus permite que soframos, é para edificação, libertação e transformação. Ela cura a alma cicatrizando todas as feridas. Produz arrependimento para a vida. Como mudar se não reconhecer a raiz podre que o prende à infelicidade?
Esta tristeza nos faz olhar dentro de nós e enxergar o que está causando tamanha dor. Ela não nos acusa, mas nos revela o que incomoda para que escolhamos continuar morrendo, ou eliminar o que está errado para que recebamos vida e possamos seguir em frente.

O erro só é erro quando não se aprende nada com ele. Quando você decide convertê-lo em acerto, você foi aprovado e está pronto para a próxima lição.

Quando a gente decide fazer uma faxina em casa, tiramos tudo do lugar para identificar o que vai ou não para o lixo, não é verdade?
Assim é a mudança interior. De início fica tudo bagunçado, mas, com disposição e determinação, aos poucos a gente vai se organizando. 
Eliminamos o que contamina (falsas amizades, raiz de dúvida, amargura, ressentimentos, mágoas, etc.), invertemos posições (priorizamos o que realmente importa), ajustamos aqui e ali, abandonamos o passado.

Viver de aparência é a pior tristeza que existe, pois é falsa e engana muito mais quem a vive. 
Ser feliz de verdade é se aceitar e se vê como realmente se é, decidindo substituir as raízes da amargura pelas raízes do amor e da vida, para que estas se reproduzam e haja crescimento.

Que você reflita e identifique se não está na hora de mudar o que te incomoda para que você dê o próximo passo. Tudo muda quando a sua mente muda
Pense nisto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário