sábado, 25 de janeiro de 2014

Lição de vida: remorso x arrependimento


"Insanidade é fazer sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes." Albert Einstein 

Remorso e arrependimento são aparentemente semelhantes, mas completamente distintos entre si. Enquanto aquele traz consigo um terrível sentimento de culpa, este exige a necessidade de mudança.


"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." I João 1.9

Segundo o dicionário, remorso é um sentimento de culpa; pesar. Já o arrependimento vai além disso, significa mudança de opinião.

Quanto ao remorso, o texto bíblico menciona: "Então Judas, o que o traiu, vendo que Jesus fora condenado, tocado de remorso, devolveu as trinta moedas de prata aos principais sacerdotes...retirou-se e foi enforcar-se" (Mateus 27.3, 5). O remorso assemelha-se à tristeza que o mundo produz. Leva à morte espiritual e, posteriormente física. Quem o sustenta, por fraqueza espiritual, passa a viver de aparência. Tem nome de quem vive, mas é morto.
Já observou o comportamento de pessoas orgulhosas? A base do remorso é o orgulho. Enquanto esta raiz não for destruída, quem a alimenta permanecerá sendo escravo e dominado por suas emoções, pois insano é fazer as coisas sem pensar, sem avaliar as consequências.

A mensagem da cruz é o arrependimento, pois ele nos conduz à vida e libertação que nos traz uma consciência limpa. Diferente da atitude de Judas, Zaqueu um autêntico ladrão, arrependido das injustiças que praticava, resolveu mudar sua postura e restituir tudo o que havia roubado do povo. Então ouviu de Jesus: "Hoje, houve salvação nesta casa." (Lucas 19.1-10)
O arrependimento nos faz reconhecer nossas debilidades e erros, e com isso nasce um desejo imenso de se redimir, reparar o erro. É verdadeiramente uma mudança de opinião, ou seja, se eu estava fazendo algo, imediatamente resolvo contrariar tal ato agindo de forma diferente. Quando a gente se arrepende de alguma coisa, a gente sente nojo e repulsa em relação àquilo. A gente resolve mudar e muda.

"pois, se o nosso coração nos acusar, certamente, Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas. Amados, se o coração não nos acusar, temos confiança diante de Deus." 
I João 3.20-21 

Deus é justo e a ninguém acusa, ele nos alerta para que tomemos uma posição. A escolha final é sempre nossa. 
Talvez você esteja com dúvidas e já não confia mais se Deus verdadeiramente existe, se "ainda" te ama, ou te amou algum dia. Saiba que para Ele amor verdadeiramente é um verbo que se conjuga no presente. O amor dele não é alterado conforme nossas escolhas erradas. O que ele espera é que ouçamos Sua voz. Se a sua consciência te acusa é porque há algo que necessita mudar, então, só depende de você.

Aproveite o fim de semana e faça uma reflexão sobre como você tem vivido sua vida. É uma autoanálise, esqueça quem você acha que precisa de mudança, olhe para você.

A humildade é o suporte do arrependimento. Se algo te acusa, reconheça, arrependa-se, perdoe-se, peça perdão e recomece. Reescreva uma nova história. Estamos seguindo para um novo mês, nada será diferente se você continuar caminhando na mesma estrada, portanto, o momento é agora de libertar-se e prosseguir em paz, fortalecido rumo aos seus objetivos. O que você não for capaz, Deus o capacitará, confie! Conte com Ele fazendo apenas sua parte.
Não permita que mediocridades e coisas tão insignificantes o impeçam de avançar. Libere amor e perdão. 
O Senhor Jesus, através do Espírito Santo, neste momento traz a você vida. Aceite-a e seja livre e abençoado.

"Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos arrependidos." Isaías 57.15

Nenhum comentário:

Postar um comentário