terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Escolhas nossas de cada dia...

"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro. A real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz." Platão

O filme Procurando Nemo é uma rica aventura com lições de vida do início ao fim, além de divertidíssimo! Dou boa gargalhadas com a Dori, rs.

Merlin, pai do Nemo, é um peixe-palhaço que devido às perdas e circunstâncias da vida não tem nada de engraçado. Pelo contrário, é um ser desconfiado, amargurado, orgulhoso, autossuficiente e pai super protetor, dentre outros adjetivos.

A vida foi muito dura com ele, é verdade...
Para se proteger, sua autodefesa foi manter-se na defensiva criando seu filho em um mundo que não era a realidade deles. Às vezes a gente quer tanto proteger e sufoca, não deixando o outro viver. Amar é ser e deixar o outro livre...

Porém, o que Merlin não conseguia visualizar era que por trás desta capa de proteção, estava camuflado algo tão profundo quanto o mar...o medo. 
Medo de se machucar outra vez, medo de perder, medo de sofrer tudo de novo, medo do novo...Simplesmente medo!

Como a vida é feita de altos e baixos, o que mais Merlin temia, aconteceu: ele perdeu novamenteMas, desta vez a chance de recuperar somente dependia dele. E seu amor de pai o fez partir ao reencontro de seu pequeno Nemo.
Nada é por acaso. Nesta busca, quem se encontrou de verdade foi Merlin consigo mesmo. Teve que vencer seus medos, aprender a confiar, pedir e aceitar ajuda, acreditar... Despertando para a vida que, outrora, estava sem vida.


"O lado de dentro é maior do que o lado de fora quando seus olhos estão prontos para ver." William Young

O medo é algo que existe dentro de nós. Ele é fruto da insegurança que, por sua vez, tem como raiz a dúvida. A partir do momento que decidimos alimentar um dúvida, por menor que seja, criam-se monstros dentro de nós disfarçados de defeitos que nos paralisam cobrindo a nossa visão para não enxergarmos a verdadeira causa que provoca todo este efeito. 
A gente começa a acreditar que ele é algo tão real, mas a verdade é que o medo nada tem de verdadeiro. É fruto da imaginação. Algo assustador que a mente fragilizada aceita no intuito de evitar reviver experiências desconfortantes e muito dolorosas.
Isto bloqueia nossa capacidade de se abrir para o que pode curar e libertar o coração: o verdadeiro amor.


"No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor." I João 4.18 

Deus é amor. Conectados a ele estamos prontos para vencer a nós mesmos e o que vier pela frente. Se não estamos vencendo algo precisa ser revisto e analisado.



A única certeza que temos na vida é a morte. 
Nossa missão de vida é vivê-la intensamente! Correr riscos faz parte da trajetória. Se der certo, conquistamos felicidade. Se der errado, adquirimos experiências. Uma ou outra contribuem para o nosso aprendizado.
Deus ordenou que dominássemos sobre tudo. Ele nos deu autoridade e capacidade para isto: o poder da escolha. 
Nós escolhemos nos esconder ou enfrentar os medos e seguir em frente. Nós escolhemos arriscar ou nos acovardar. Nós escolhemos ser honestos conosco ou aceitar mentiras nos enchendo de desculpas que só nos enfraquecem. Assumir que se tem medo é o primeiro passo para vencê-lo. Em seguida devemos confrontá-lo. Deixar que a nossa coragem prevaleça, resistindo-o. "Tudo posso naquele que me fortalece." (Filipenses 4.13) 
  
Quando não conseguimos sozinhos, Deus nos ajuda com seu amor de Pai e nos encoraja alimentando a nossa fé. Restaurando nosso ser. Desde que aceitemos e peçamos sua ajuda, respeitando Sua vontade e aprendendo o máximo neste relacionamento. É assim que desenvolvemos a fé, confiança, perseverança...aprendemos a amar!

"Coisas significativas acontecem em nossas vidas quando não permitimos que o medo controle a nossa mente."  

Manter-se feliz não significa ausência de problemas, mas a forma como reagimos às situações adversas.

O Ministério da Felicidade adverte:
Não se pode ser livre com medo. Ao identificá-lo, combata-o imediatamente!
Liberte sua mente e aja. 
A ordem do dia é ser feliz independente das circunstâncias.
Vença a si próprio, só depende de você! 
Você pode desde que queira de verdade. 
Acredite em si mesmo e sempre siga em frente! 
Liberte-se!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário